Sobre a CDL Canoas
Conectando pessoas e negócios
O propósito da CDL Canoas é, antes de tudo, levar aos associados facilidades através de soluções e serviços de qualidade, auxiliando e fomentando negócios. Está no nosso DNA conectar pessoas e negócios fortalecendo cada vez mais o associativismo.
A entidade
A CDL Canoas tem hoje em seu quadro de associados mais de 550 empresas. São empresas dos mais diferentes ramos de atividade no comércio, serviço e indústria, que têm na entidade a confiança e o profissionalismo que precisam para auxiliar nos seus negócios.
Facilidade e Segurança
Há mais de 50 anos a CDL Canoas entrega serviços de qualidade, entre eles o SCPC ? Serviço Central de Proteção ao Crédito, administrado pela Boa Vista Serviços. São ferramentas de analise e recuperação de crédito que agilizam a concessão e recuperação de créditos com mais segurança e rapidez. Além do SCPC, a CDL Canoas disponibiliza cursos de capacitação para os gestores e colaboradores, área para eventos e mais uma série de benefícios para os associados.

Diretoria e Conselho

Marcos Negrini Gonçalves

Cia do Escritório
Presidente

Lisiane Sudecum Ribeiro

Eichner Assessoria Contábil
Vice Presidente

Luiz Fernando Santanna da Silva

Padaria Santanna
Diretor Administrativo Financeiro

Cláudia Ferreira Paim

Diretor de Planejamento e Desenvolvimento

Marco Aurélio Parisi

Mapi Academia
Diretor de Serviços

Antônio Odir Rapach

Rapach Incorporacões
Diretor Social

José Alberto Vargas

ADF Gráfica
Diretor de Marketing

Eltamar Salvadori

Baby Center
Diretor para Assuntos Políticos

Éverton Steyer Netto

Vagão Urbano
Diretor para assuntos dos departamentos

Histórico

1960

A Câmara de Dirigentes Lojistas ? CDL de Canoas, fundada em 28 de setembro de 1967, nasceu pela necessidade de integração da categoria lojista, tendo como principal fator criar um espaço de trabalho coordenado pelos empresários na defesa dos interesses do comércio, representar através de uma categoria as mais variadas empresas do segmento varejista, com o objetivo de efetivar o desenvolvimento dos comerciantes de suas empresas e do município. Hoje, com 50 anos, a entidade guarda em sua memória uma trajetória, idealizada por homens que, com ações inovadoras, acreditaram e buscaram mais para o comércio de Canoas.

Como cidade referência no varejo de nosso estado, os comerciantes tinham um diferencial na troca de informações em relação aos demais. Trocavam, de forma informal, os dados necessários para o crescimento e proteção da classe. Tinham encontros sempre que necessários, para unidos, estipularem ações para o desenvolvimento de seus negócios. Porém, faltava algo mais, era necessário oficializar estes encontros. Era o momento que o Clube de Diretores Lojistas de Canoas começava a ser delineado.

No dia três de maio de 1967, um grupo de 22 empresários, entre lojistas da cidade e visitantes, reuniram-se no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Canoas para deliberarem sobre a fundação do Clube dos Diretores Lojistas. Na oportunidade, o presidente do CDL de São Leopoldo da época, Clóvis Martins, o secretário executivo leopoldense, Milton Düetrich, explanaram aos canoenses o funcionamento do CDL como entidade e também o seu principal serviço, o SPC. Eles apontaram os benefícios que tal órgão poderia representar aos empresários filiados para a cidade. A ideia foi recebida com entusiasmo por todos e, após a reunião, foi iniciada a elaboração dos estatutos. Com a ideia planejada do que seria o CDL de Canoas, quatro meses depois e com os estatutos prontos, a entidade foi oficialmente fundada. Impossibilitado de presidir o Clube, Almiro Eloy passou o comando da chapa para Carlos Alberto Giacomazzi, que ficaria à frente da entidade no biênio 1967/68. A primeira Assembleia Geral apresentou os nomes indicados dos diretores.

Na ocasião, foram adotados os estatutos do Clube de Diretores Lojistas de São Leopoldo, com rápidas modificações. As reuniões ocorriam na sala 103, do número 2570 da Av. Vitor Barreto, mais precisamente sobre o Café do Amadeo. O CDL se consolida como instituição representativa do empresariado lojista local, ganhando novos associados a cada mês.

1970

Muitos encontros ocorreram também na Rua Ipiranga, funcionando junto à CICs e também no edifício Schavion, na rua Cândido Machado. Em 1972, sob a presidência de Liberty Dick Conter, o CDL adquire sede própria, situada à Rua Muck, onde funciona até hoje. O Serviço de Proteção ao Crédito se moderniza, possibilitando aos diretores maiores investimentos no Clube.

1980

Em 1989, Domingos Osires do Valle entrega aos sócios o auditório Milton Martins Neves, composto de 40 lugares.

1990

Em 1995, o presidente Renato Schonardie inaugura a reforma e ampliação da sede, que em 98, tendo Denério Neumann como presidente, ganharia uma nova sala de diretoria, equipada com uma copa para as reuniões.

O nome Clube foi substituído por Câmara de Dirigentes Lojistas, assumindo um lado mais comprometido com o desenvolvimento, do que o social. Os interesses do comércio lojista tinham uma identidade. Essa luta se desenvolveu até chegar à formação de parcerias entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e as mais diversas esferas públicas e privadas de Canoas e do Rio Grande do Sul.

O estatuto da Câmara de Dirigentes Lojistas, tem por finalidades amparar, defender, orientar, coligar e representar no âmbito territorial de sua atuação os legítimos interesses da entidade e de seus associados, junto aos poderes públicos.

2000

Na virada do milênio a CDL Canoas inovou novamente, 4 grande eventos foram idealizados neste período, o Encontro do Comércio, Canoas tá na moda, Liquida Canoas e o projeto Levando Sorrisos. O Encontro do comércio tinha como principal objetivo discutir assuntos pertinentes ao meio empresários com foco em resultados e também capacitar colaboradores das empresa associadas com palestra motivacionais e de venda, o Canoas tá na moda vinha com seu principal objetivo criar um clima de passarela onde os grandes modelos a desfilar, eram homens e mulheres da cidade, com o sem conhecimento em desfile, o desfile era realizado ao ar livre e as lojas da cidade desfilavam seus looks de diversas áreas, como roupas, óculos e até pet centers, passaram pelo Canoas tá na moda modelos como Paulo Zulo e atores como Rodrigo faro. O Liquida Canoas aproveitava as épocas de férias de verão para reunir as empresas da cidade com o foco de criar ofertas e descontos especiais para o consumidores da cidade, além disso criamos premiações especiais, como carros, motos, viagens, etc., para os consumidores, vendedores e gerentes. O Levando Sorrisos tem eu seu DNA a solidariedade onde mais de 11 mil crianças carentes recebiam um brinquedo direto do "ônibus" do Papai Noel, além do brinquedo a cada ano realizamos uma grande festa, com refrigerante, cachorro-quente.

2010

Esta década esta sendo marcada pela criação de vários eventos como o Congresso Inspiração, Canoas Startup Show e a Beleza esta no ar. O Inspiração que é o modo carinhoso que chamamos nosso congresso, veio com a pegada da inovação, criatividade, reflexão e da tecnologia. O Canoas Startup Show, criado pela CDL Jovem de Canoas, veio com intuito de fomentar o empreendedorismo na cidade, mostrando uma pegada mais jovem e inovadora. O Beleza está no ar também vem na mesma pegada porem criado pelo recém criado grupo da Mulher Empreendedora da CDL Canoas.

Seja Associada CDL Canoas

Aumente seus resultados com suporte e soluções incríveis